segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O poste venceu...

O poste venceu em Belo Horizonte. Entre o bosta, e o poste, o poste foi a "melhor" escolha. Eu anulei meu voto, porque não consegui me convencer que o passado do poste foi totalmente limpo e, ao contrário do que pensava, o bosta seria a PIOR escolha possível.

Só que votar no menos pior é triste.

Espero que as regras eleitorais sejam revistas. Algumas coisas soam extremamente autoritárias e outras são burras.

Minhas sugestões para as próximas eleições:
  • Doações podem ser recebidas, desde que o nome da empresa ou do doador e o seus CNPJ/CPFs sejam publicados no site do candidato. Dessa forma poderemos saber quem eles realmente são, e para quem eles devem "favores".
  • Propaganda poderia ser feita em qualquer meio de comunicação, incluindo a INTERNET.
  • Colunistas e comunicadores poderiam apoiar os candidatos em qualquer meio de comunicação, desde que ele coloque seu nome em letras claras. Isso favoreceria casos em que reportagens favorecendo determinado candidato seriam percebidas com mais facilidade.
  • Propagandas citando os concorrentes devem ter claramente o nome do candidato que está fazendo o ataque, mostrando aqueles candidatos que preferem mostrar os pontos fracos do adversário ao invés de mostrar seus pontos fortes.
Acredito que essas mudanças favoreceriam o processo democrático, mas não sei se os polítiticos gostariam disso.

Um comentário:

Christiano Candian disse...

- As doações podem ser vistas no site do TSE (ou TRE, não me lembro). Todas estas informações estão publicadas.
- Cada TRE tem sua própria legislação, mas essa foi uma campanha mais aberta que pensei. Ainda acho que pode liberar geral, mas enfim.
- Essa sim realmente é uma sugestão importante. Isso mudaria resultados de eleição.
- Atualmente a legislação diz que a propaganda venha identificada com a coligação ou o partido. Só que eles colocam em letras pequeninas e aí...


O que eu sugiro são 3 coisas. Voto facultativo, voto distrital e democracia direta. Procure na Internet que você vai se encantar. :)